Sobre

  •  

    I. Missão, Visão e Valores

    MISSÃO: Ajudar a Renascer e a Erguer as áreas afectadas por catástrofes, através da Dedicação e do Envolvimento das Comunidades (de todos os Stakeholders).

    VISÃO: Ser uma plataforma digital utilizada por entidades públicas e privadas, útil para auxílio às populações das áreas afectadas por catástrofes e em intervenções quotidianas, optimizando e acelerando a ajuda humanitária.
    VALORES: Solidariedade, Voluntariado e Responsabilidade Social.


    II. O que é a plataforma REDE

    A REDE é uma plataforma digital que visa facilitar a resposta, em tempo real, às necessidades das populações que tenham sido afectadas por uma catástrofe. Possibilita, assim, o cruzamento da informação sobre as necessidades sentidas (de bens e de serviços) e as potenciais doações, assegurando uma resposta mais célere e eficiente.
    Através da REDE é igualmente possível o reforço do tecido empresarial nas zonas mais necessitadas (concelhos atingidos e limítrofes). Para esse efeito, existe, na plataforma, uma listagem de fornecedores com capacidade produtiva, para que possam ser selecionados e contratados, sem prejuízo do cumprimento, se for o caso, do regime jurídico da contratação pública.


    III. Objectivos

    Ter uma plataforma digital que permita:
    - Garantir que os bens e serviços doados correspondem às necessidades efectivas das populações afectadas;
    - Reforçar o tecido empresarial das regiões atingidas por catástrofes.


    IV. Como funciona

    As entidades beneficiárias (como autarquias, IPPS's, ONG's, etc.) registam na plataforma os itens necessários à população que auxiliam, ficando essa listagem consultável pelo público em geral:
    1. Saiba quais são os artigos necessários
    Conheça os bens e serviços que mais falta fazem e perceba como pode contribuir.

    2. Contacte a entidade
    Envie um e-mail indicando a referência e características dos artigos que deseja doar.

    3. Combine a entrega
    Alinhe com a entidade como, onde e quando pode entregar os bens que pretende oferecer.


    V. Como surgiu a plataforma REDE

    De uma parceria entre as empresas Metropolitano de Lisboa e CREATE IT, na sequência dos incêndios de Outubro de 2017, conjugada com o desafio lançado ao Munícipio de Oliveira do Hospital.

    Confirmou-se que era necessário o seguinte:
    - Garantir que o que era doado correspondia ao que fazia efectivamente falta, prioritizando as necessidades reais das populações afectadas;
    - Reforçar as empresas que ainda tinham capacidade produtiva, após a catástrofe.


    VI. Membros fundadores

    Metropolitano de Lisboa, E.P.E.
    Avenida Fontes Pereira de Melo, 28 | 1050-122 Lisboa
    NIF: 500192855
    www.metrolisboa.pt

    CREATE IT, Integração e Desenvolvimento de Sistemas Informáticos, Lda.
    Avenida da Igreja, 42 - 12º | 1700-239 Lisboa
    NIF: 505795175
    www.create.pt


    VII. Termos e condições

    O Metropolitano de Lisboa e a CREATE IT, enquanto membros fundadores, são os facilitadores deste projecto e desenvolvem-no sem quaisquer contrapartidas monetárias.

    No âmbito do funcionamento da plataforma, a responsabilidade pela informação e pelo tratamento dos dados pertence aos respectivos utilizadores, não possuindo o Metropolitano de Lisboa nem a CREATE IT qualquer vínculo jurídico ou responsabilidade pela informação ou tratamento de dados efectuado na REDE, surgindo apenas como facilitadores do processo, no âmbito do funcionamento da mesma.

    A REDE, enquanto plataforma digital, não procede ao tratamento de quaiquer dados pessoais.
    Os direitos de propriedade intelectual das ferramentas, grafismo e imagens da REDE são compropriedade do Metropolitano de Lisboa e da CREATE IT.

    Estas empresas rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido dos elementos acima citados, salvo as excepções permitidas por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que claramente identificada a sua origem. O conteúdo deste website não pode ser copiado ou alterado, salvo com autorização expressa dos comproprietários.


    VIII. Backoffice

    De acordo com os Termos e Condições, o acesso ao Backoffice é exclusivo das entidades beneficiárias, para que estas possam gerir as suas necessidades e proceder ao registo dos bens e serviços respectivos.

    As entidades beneficiárias, na qualidade de utilizadoras, concordam em assumir a responsabilidade dos seus dados de login, do endereço de correio eletrónico e da palavra-chave. Caso estas se apercebam de qualquer uso não autorizado dos seus dados de login, devem entrar, de imediato, em contacto com a CREATE IT.
    As entidades beneficiárias devem abster-se de avaliar e testar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada.