Lula venceria eleição no primeiro turno

Lula venceria eleição no primeiro turno

Levando-se em conta os votos válidos, o pré-candidato da federação (PT, PCdoB e PV) teria 50,8%, o que lhe garantiria a vitória na primeira etapa da disputa.

Divulgada nesta quarta-feira (13), a pesquisa Sensus/Isto É indica vitória de Lula no primeiro turno. O levantamento foi realizado sem o nome de Moro (União). O ex-presidente tem 43,3% contra 28,8% de Bolsonaro (PL). Ciro (PDT) aparece com 6,3% e Doria (PSDB) 2,6% das intenções de votos.

Levando-se em conta os votos válidos, o pré-candidato da federação (PT, PCdoB e PV) teria 50,8%, o que lhe garantiria a vitória na primeira etapa da disputa. Pontuaram no levantamento Vera Lúcia (PSTU), com 1,1% e Simone Tebet (MDB), com 0,8%.

A pesquisa destacou o alto índice de rejeição de Bolsonaro como elemento fundamental para que ele não consiga a reeleição. 53,9% dos brasileiros desaprovam o presidente da extrema-direta e 59% consideram sua gestão ruim. Ele é o mais rejeitado entre os 11 pré-candidatos que já se apresentaram na disputa. O líder da pesquisa tem rejeição de 37,9%.

De acordo com o cientista político Ricardo Guedes, que é presidente do Instituto Sensus, nenhum candidato com uma rejeição tão alta como o atual presidente consegue se eleger na segunda rodada da votação.

Ele aponta ainda o fato de Bolsonaro também ter uma péssima avaliação no governo com 27,7% considerando sua gestão ótima ou boa contra 44,8% que julgam-na ruim ou péssima. “Abaixo de uma avaliação positiva de 40%, o desempenho de um candidato torna sua candidatura inviável”, disse ele.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores no período de 8 a 11 de abril. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos. Os pesquisadores estiveram em 108 municípios de 24 estados e o levantamento está registrado no TSE sob número 01631/2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.